Câmeras infravermelhas: os benefícios que a tecnologia IR traz ao seu projeto de CFTV

003_Câmeras_InfravermelhasVocê certamente já ouviu falar sobre a tecnologia IR, ou infrared, aplicadas a câmeras de monitoramento eletrônico. Saiba mais sobre essa solução que trouxe grande avanço aos projetos de CFTV no setor residencial e empresarial.

O que é infravermelho?

Variados tipos de radiações estão presentes em nosso dia a dia, e cada uma delas possui um determinado comprimento de onda e energia que diferem entre si. O olho humano é sensível a estas radiações e as que conseguimos enxergar são expressadas em cores. O menor comprimento de onda que pode ser enxergado por nós se refere à cor violeta e o maior, à cor vermelha.

Os raios infravermelhos (ou infrared) são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda que variam entre 700 e 50.000 nm, ou seja, mais longas do que os nossos olhos são capazes de captar. O termo “infravermelho” refere-se então a uma frequência mais baixa do que a da cor vermelha (infra  = abaixo). A frequência, neste caso, é inversamente proporcional ao comprimento de onda.12

IR para CFTV

Habitualmente, uma câmera IR é composta por uma placa LED, uma lente, e outra placa que contém o sensor de imagem e processador de vídeo. A placa de LED possui emissores de luz que emitem uma radiação eletromagnética na frequência infravermelho. Somado a estes emissores, há um sensor de iluminação (para câmeras CFTV, são utilizados fototransistores ou LDRs) que é responsável por medir a quantidade de luz no ambiente. No momento em que a quantidade de luz presente atinge um limite pré-determinado, é enviado um sinal daplaca LED para a placa de processamento de vídeo, informando que é necessário ligar os emissores de luz.

Para compreender melhor essa funcionalidade, imagine um poste de iluminação pública. Ele possui sensores que medem a quantidade de luz do ambiente e, após atingirem os níveis pré-configurados, acionam ou desligam as lâmpadas de maneira automática.

No momento em que os LEDs são acionados, a câmera IR ativa o modo preto e branco, e o ambiente passa a ter uma radiação infravermelha, com comprimento de onda próximo a 850 nm. Quando chegam até um objeto, os raios luminosos emitidos pela placa LED são refletidos e retornam a câmera. O sensor, por sua vez, capta as informações e forma a imagem, mesmo se o ambiente não possuir nenhum tipo de iluminação na faixa que é visível pelo olho humano.

Fonte: Intelbras

A Incentel trabalha com a solução completa em IR para CFTV da Intelbras. Entre em contato conosco e saiba mais: (13) 3213-1000 – (11) 2281-6000 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s