Diferenças entre PABX digital e analógico.

c7da4595-ce15-41bd-a73f-8b2ce32728a9-medium

PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) nada mais é do que uma central telefônica, muito comum em empresas, escritórios e até em residências, que permite ter sua própria rede de telefonia interna, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho. Conheça mais sobre as funções e as diferenças entre PABX digital e analógico.

O que é um PABX?

De um modo simplificado, uma cen
tral telefônica PABX 
conecta-se em linha direta a uma operadora de telefonia, da mesma maneira que um telefone residencial comum. O que diferencia esses dois produtos é que o PABX permite a conexão com outras linhas internas, feita através de ramais. Isso possibilita maior eficiência e rapidez na comunicação, e economia, já que elimina a necessidade de várias linhas telefônicas num mesmo local. É possível realizar a discagem e chamada para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, com sigilo total entre as ligações. Enquanto isso, a conexão com linhas externas é mantida, ou seja, é possível realizar chamadas normalmente para linhas telefônicas fixas.

Tipos de PABX: analógico e digital

No mercado, existem basicamente dois tipos de tecnologia disponíveis para centrais telefônicas: a analógica e digital.

Os PABX analógicos proporcionam recursos profissionais de telefonia e exigem manutenção e suporte técnico feitos por especialistas para garantir o bom funcionamento. Ainda são os mais utilizados em residências e empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação, devido ao menor custo de investimento se comparado à tecnologia digital. Suas funções básicas são:

  • Controle das chamadas telefônicas internas e externas
  • Chamada em espera
  • Permissões para realizar chamadas distintas para cada ramal
  • Conexão com ramais sem fio
  • Transferência de chamadas
  • Identificador de chamadas
  • Reuniões por telefone
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar

Os PABX digitais contemplam todas essas funções acima com um grande diferencial, se comparado aos analógicos: a maior oferta de recursos. Conheça algumas características que diferenciam um PABX digital:

  • Comunicação híbrida integrando as tecnologias analógica, digital e IP
  • Seleção automática de linhas, na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia.
  • Ramal econômico, programa um limite de tempo para cada ligação, exemplo: o telefone do seu colaborador está programado para fazer chamadas de no máximo 5 minutos, quando passar disso a ligação cairá.
  • Terminais com tecnologia digital
  • Capacidade ilimitada de ramais
  • Consulta a portabilidade para números celular, sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia.
  • Estrutura flexível, a capacidade da central se molda de acordo com a sua necessidade
  • Realização de chamadas com tecnologia IP
  • Facilidade na configuração do sistema
  • Possibilidade de interligação com outros PABX
  • Possibilidade de interligação com computadores
  • Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP

Um projeto de PABX digital apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.

Fonte: Intelbras

Quer saber mais sobre essas tecnologias? Entre em contato conosco e conheça! Central de Atendimento: São Paulo (11) 2281-6000 – Santos (13) 3213-1000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s