IP: O que é, para que serve e como funciona o protocolo de internet?

imagem

Embora muita gente a chame de nuvem, a internet não é algo que fica flutuando por aí: ela é uma rede de computadores e outros elementos especializados na conectividade, que permite o acesso aos sites e aplicações que facilitam nossa vida e que tanto curtimos. Para que nossos smartphones, tablets e computadores troquem informações e façam parte desse sistema, devem seguir um conjunto de regras que faz com que todos os dispositivos falem a mesma língua: o IP. Ou, em bom português, protocolo de internet.

Sempre que um aparelho se conecta à Internet (seja pela conexão de dados da operadora, Wi-Fi ou cabo), ele recebe um endereço IP que o identifica e permite que esse dispositivo seja usado para navegar na rede. Como cada um desses IPs é diferente e único, há um certo problema: a demanda cada vez maior de novos smartphones, computadores, tablets e videogames conectados pelo mundo. Mas esta questão já está sendo resolvida.

E, para que não faltem IPs, a internet continue a crescer e possamos navegar de maneira mais segura, os operadores da rede estão passando a utilizar, no sistema da Vivo e no mundo todo, o protocolo IPv6 – que permite muito mais endereços únicos, por utilizar identificadores mais longos, além de outras vantagens. Enquanto a mudança não se completa o antecessor, IPv4, continuará em uso.

E o que muda para nós, usuários? Quase nada. Mas quem possui smartphones mais antigos podem não estar preparados ainda para a transição para o IPv6. Caso seu aparelho se enquadre nesse caso, não tem problema: basta alterar as configurações do aparelho.

Siga o passo a passo a seguir para fazer o ajuste e evitar problemas de navegação na internet ou mensagens como “SIM card removido”, mesmo quando o chip está no lugar certinho.

Passo 1. Clique no Menu e acesse as configurações do seu aparelho: “Config.”
Passo 2. Selecione a opção “Mais redes”
Passo 3. Escolha “Redes móveis”
Passo 4. Selecione a opção “Pontos de Acesso”:
Passo 5. Uma vez que você esteja dentro da listagem dos Pontos de Acesso (APNs, na sigla em inglês), clique no ícone de configuração do primeiro nome que compõe a lista.
Passo 6. Procure pelo campo “Protocolo APN”, e modifique para IPv4. Seu aparelho vai passar a operar somente nessa rede, sem precisar usar o protocolo IPv6.

Vale lembrar que esse passo a passo funciona para a maioria dos celulares Android, e para outros sistemas operacionais ele é semelhante.

Prontinho! Ah, e para evitar que o aparelho se logue no sistema errado, repita o mesmo processo para todos os outros itens que constam da lista que você encontrou no passo 5.

Ficou curioso e quer saber mais sobre os protocolos e a tecnologia por trás da internet que você usa?

Assista o vídeo

IPV6

Fonte: Vivoblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s